
Ela na Tela é uma plataforma multimídia, cujo objetivo é investigar a representação das mulheres nos filmes, sobretudo os blockbusters dos gêneros de ação e de ficção científica. Através de análises fílmicas, entrevistas com especialistas, matérias e pesquisas, também busca contemplar e celebrar o trabalho das mulheres no cinema, estudar quais fatores influenciam na representação feminina nas telas e refletir sobre as transformações que aconteceram ao longo dos anos.
posts recentes
análises fílmicas
Lucasfilm
Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança
1977
A narrativa apresenta a história do jovem Luke Skywalker (Mark Hamill) que vive em uma fazenda com sua tia Beru (Shelagh Fraser) e seu tio Owen (Phil Brown), apesar de ele ter ambições maiores do que a vida pacata da fazenda. A galáxia está passando por uma guerra civil, que acontece entre o ditatorial Império Galáctico, liderado pelo destemido vilão Darth Vader (David Prowse e voz de James Earl Jones), e a Aliança Rebelde, que apresenta a resistência da rebelião frente a tirania de Vader. Luke encontra-se no meio do conflito, a partir do momento em que descobre no robô, recentemente adquirido pela sua família, uma mensagem da princesa general Leia Organa (Carrie Fisher), pedindo pela ajuda de Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness).
Os Caça-Fantasmas
1984
Columbia Pictures
A história se passa na cidade de Nova Iorque, nos anos 80 e traz a história de Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis), três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que estudam casos paranormais. Mais tarde, o grupo passa a ser um quarteto, com a chegada de Winston Zeddemore (Ernie Hudson) que, apesar de não ser cientista, junta-se a eles para combater as ameaças fantasmas que assombram a cidade.
Village Roadshow Pictures
Matrix
1999
Em um futuro distópico, mais precisamente por volta de 2200, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computadores, se encontra numa realidade muito diferente da qual ele estava acostumado. Pois, a realidade como era percebida pela sociedade é, na verdade, uma existência simulada por um sistema de inteligência artificial chamada "Matrix" e criada por máquinas que pretendem subjugar os seres humanos. Após descobrir que a Matrix está confundindo o mundo real e manipulando a mente das pessoas, enquanto utiliza dos cérebros e corpos para a produção de energia, Anderson é incumbido de participar de uma rebelião contra as máquinas, para salvar a realidade, junto daqueles que assim como ele, conseguiram se libertar da existência falsa criada artificialmente.
Ele é “O Escolhido”.
Kill Bill - Volume 1
2004
Miramax
Em busca de vingança, a ex-assassina de aluguel conhecida apenas como "A Noiva" (Uma Thurman) desperta de um coma de quatro anos decidida a matar Bill (David Carradine), seu ex-amante e chefe, que tentou matá-la, grávida, em seu casamento. A vingança não se resume a Bill, ela pretende acertar as contas com cada uma das pessoas envolvidas no seu suposto assassinato e que ajudaram o chefe Bill nesta traição, os ex-colegas de trabalho do grupo de extermínio do qual fazia parte, o Esquadrão Assassino de Víboras Mortais (“The Deadly Viper Assassination Squad"). São eles: O-Ren Ishii (Lucy Liu), Vernita Green (Vivica A. Fox), Budd (Michael Madsen) e Elle Driver (Daryl Hannah).
marvel studios
Os Vingadores
2012
Loki (Tom Hiddleston) em busca de poder, consegue acesso ao poderosíssimo Tesseract após roubá-lo de dentro das instalações da S.H.I.E.L.D. (Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão), uma organização que monitora importantes missões e tem como um de seus principais objetivos garantir a paz. Nick Fury (Samuel L. Jackson), o diretor desta agência internacional, decide reunir os únicos super-heróis capazes de proteger
a Terra do caos que pode ser instaurado através do plano de Loki. No time formado por Fury, estão Viúva Negra (Scarlett Johansson), Capitão América (Chris Evans), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), Hulk (Mark Ruffalo), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e Thor (Chris Hemsworth) (o irmão de Loki), que precisarão compreender como agir como uma equipe para impedir que o cubo cósmico caia nas mãos erradas e acabe causando maiores problemas.
Mad Max: Estrada da Fúria
2015
Warner Bros. Entertainment
Após ser capturado pela gangue do tirano Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne) em um mundo apocalíptico, o insociável ex-policial e durão justiceiro das estradas Max Rockatansky (Tom Hardy) se encontra no meio de um combate travado entre o ditador e a destemida e corajosa Imperatriz Furiosa (Charlize Theron). Na tentativa de salvar outras mulheres que estavam sendo exploradas, Furiosa acaba iniciando uma batalha na qual, na tentativa de fugir, Max se encontra dividido entre seguir seu rumo solitário ou ajudar o grupo a encontrar justiça e redenção.
dc comics/warner bros entertainment
Mulher-Maravilha
2017
Diana Prince (Gal Gadot) é uma semideusa que foi trazida à vida por Zeus e é filha de Hipólita (Connie Nielsen), a rainha das Amazonas. Treinada desde pequena para ser uma guerreira, ela vive num lugar de onde nunca havia saído antes, em Themyscira, uma ilha paradisíaca habitada somente por mulheres, as Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor (Chris Pine) se acidenta e cai no local, Diana descobre que uma guerra está por vir, então decide sair do seu lar para defender o “mundo dos homens”, onde descobrirá muito mais sobre a humanidade, e também sobre ela mesma, bem como sobre seus poderes
SOBRE

Ela na Tela surgiu como produto final do
Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo
da PUC-SP, em 2019, idealizado, criado e produzido por
Giovana Costa Almeida Santos.
Com objetivo de investigar a representação feminina no cinema, sobretudo nos filmes do gênero de ação e de ficção científica, que passaram ou não no teste de Bechdel e em sua maioria blockbusters, o site também foi criado para refletir sobre quais fatores influenciam nos papéis femininos. Assim como também tem como proposta compreender se houveram transformações e avanços em relação a representação das mulheres nas produções cinematográficas. Além de contemplar e celebrar o trabalho das mulheres na sétima arte.