Women In Film propõe desafio para valorizar a produção de filmes dirigidos por mulheres
- Giovana Costa
- 10 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de nov. de 2019
A criação da hashtag #52filmsbywomen propõe que os espectadores valorizem os filmes com direção feminina

Um dos principais e possíveis motivos pelos quais a representação feminina nos filmes pode ser precária se dá devido a falta de representatividade de mulheres no trabalho por trás das câmeras. Ou seja, com um foco frequentemente voltado ao olhar masculino, muitas produções acabam criando, reproduzindo e marcando narrativas que são feitas, filmadas e representadas por homens, pela simples falta de representatividade que, possivelmente poderia trazer mais diversidade e verosimilhança às histórias, afinal, as mulheres também existem e são protagonistas de suas próprias vidas.
A crítica cinematográfica e feminista britânica, Laura Muvey, possui uma produção intelectual muito rica, e seus estudos estão marcados pela crítica feminista e a análise do cinema clássico, o olhar predominantemente masculino e suas tradicionais formas de mostrar a narrativa cinematográfica. Afinal, se um filme é produzido a partir do olhar masculino (direção, câmeras, edição feitas por homens), é pensado que seu público seja majoritariamente masculino (como muitos filmes de ação ou do gênero super-heróis, por exemplo) e que além de tudo, a narrativa seja representada somente por homens, a dificuldade de encontrar novas possibilidades de enxergar o mundo de uma maneira mais diversas e completa estará colocada. Muvey, então, propõe uma ruptura com esses constantes olhares masculinos voltados ao prazer visual exclusivo do homem. Seu objetivo é enfatizar a construção de outras possibilidades de olhar e de outras linguagens do desejo dentro do cinema. Uma preocupação que comprova a necessidade de um cinema mais feminista, isto é, que entenda a emancipação feminina como uma temática importante para retratar a vida real.
Pensando nestes fatores, você consegue se lembrar de algum filme dirigido por uma mulher? Quais produções feitas por mulheres te marcaram? Você consegue pensar em três diretoras diferentes? Estas são questões importantes que podem nos ajudar a compreender a emergência de mais espaço para a produção feminina nas narrativas cinematográficas. Conforme já vimos em algumas entrevistas e também, analisando algumas produções, nem sempre um filme dirigido por uma mulher pode trazer resultados efetivamente produtivos e satisfatórios em relação a representação feminina. Mas é evidente que uma maior diversidade nas produções é responsável por quebrar a cadeia de olhares masculinos e portanto, permitir que diferentes maneiras de contar uma história sejam ouvidas e vistas.
A fim de estimular a difusão e dar visibilidade para filmes dirigidos por mulheres ou produções nas quais mulheres participam e/ou cooperam, a organização de artes multimídia Women in Film, localizada em Nova Iorque e que, defende e promove a atividade das mulheres no cinema e na TV, criou o desafio #52FilmsByWomen. A proposta é que as pessoas assistam a um filme por semana, que seja dirigido por mulheres, durante um ano, totalizando 52 produções.
Existem inúmeras listas de filmes de diferentes temáticas que se encaixam no desafio. Confira algumas delas aqui: https://womeninfilm.org/fifty-two-lists/
Comments