A representatividade em Hollywood
- Giovana Costa
- 10 de nov. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de nov. de 2019
Ao pensar sobre a representação feminina no cinema, é muito importante refletir sobre outras questões que certamente têm grande influência em diversas escolhas durante a produção de um filme: como roteiro, elenco, o desenvolvimento das personagens, a própria linguagem cinematográfica que será usada, dentre outras. Questões como a representatividade, a diversidade e a possibilidade de um cinema mais plural, tanto em relação a representação nas telas, quanto a produção por trás delas. Pensando nisto, entrevistei a jornalista, palestrante, membro do Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema - Elviras e filmmaker, Joyce Pais.
Formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Centro Universitário Senac, ela já integrou diversos júris em festivais como o "CineramaBC", "Curta Salto", "Mix Brasil", "Kinoforum" e "É Tudo Verdade". Além disso, Joyce é criadora e editora-chefe do portal Cinemascope, um site independente que tem como objetivo abordar o mundo do cinema através de análises críticas aprofundadas, além de explorar e divulgar o mercado cinematográfico brasileiro. Não deixe de conferir o trabalho, indico muito!
Na entrevista, conversamos sobre a ascensão de pautas voltadas às questões de gênero e diversidade, bem como o trabalho e reconhecimento das diretoras na indústria, os movimentos feministas que recentemente trouxeram importantes questionamentos sobre igualdade salarial e como Hollywood lida com todas estas questões.
Confira nossa entrevista abaixo:
Comments